sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Construção da Personagem, Constantin Stanislavski

Stanislavski hesitou muito antes de escrever este livro, que é a complementação necessária de um outro, A Preparação do Ator, também publicado por esta Editora. Sua hesitação se devia ao fato de temer a dogmatização de seu sistema, a sua transformação num formulário rígido e inalterável para a representação teatral. E o tempo provou que, em certa medida, eram fundados os receios do mestre. Exportados para a América e para outras partes do mundo, suas experiências e ensinamentos deram origem a concepções estáticas da arte de representar, que aprisionavam o ator, em vez de liberar nele, criadoramente, forças e aptidões.
Stanislavski sempre encarou suas próprias teorias dialeticamente, como uma técnica em movimento. Nada mais distante do pensamento de Stanislavski do que a mitificação que seu sistema sofreu na América, onde recebeu o nome de Método e transformou-se numa especie de Bíblia, integralmente aceita pelos fanáticos ou totalmente recusado pelos heréticos. E tanto uns como outros, em boa parte das vezes, nunca se deram ao trabalho de estudar com atenção esses dois livros. A Preparação do Ator e a Construção da Personagem, que o fundador do Teatro de Arte de Moscou pretendeu que fossem não as tábuas da lei, mas apenas a formalização de uma técnica de representação. Não os mandamentos do ator, mas um sistema verdadeiramente criador, e, como tal, sujeito a permanentes revisões e adaptações a novas realidades.
Os equívocos, a mistificação e a dogmatização em torno da teoria stanislavskiana quando transformada em artigo de consumo pelo Actors Studio e outros, torna extremamente importante a publicação deste livro em português. Nós, no Brasil, recebemos Stanislavski via New York, e quase sempre fizemos dele uma idéia pasmada pela deformação dos Marlon Brando. Isto, aliado à proverbial ojeriza do ator brasileiro à técnica (ou à sua falta de meios para adquiri-la) deu origem a confusões que este poderá desfazer. Stanislavski não é a vara mágica com a qual qualquer um poderá ser ator;mas, hoje em dia, parece-me absurdo que um verdadeiro ator o desconheça. Ainda que não o adote, ainda que o recuse. Tanto mais que Stanislavski é a sistematização da experiência milenar do home como intérprete de si mesmo e das forças interiores e exteriores que o amesquinham e engrandecem. Por isso, este livro transcende o interesse estrito dos profissionais ou amantes do teatro. Na verdade, mormente pela forma imaginosa escolhida pelo autor para expor sua idéias, ele é mais o romance da fascinante aventura do homem em busca de um conhecimento maior de si mesmo e de seu semelhante. (Quero comprar este livro)

NÚMERO DE PÁGINAS: 326
EDITORA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA
Você gostaria de adquirir este e outros livros a preços bastante acessíveis?
Então acesse www.sabetudolivros.com.br e confira!

Um comentário:

Comente este livro e deixe seu e-mail para que o S@ABETUDO LIVROS entre em contato com você!